quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Durante boa parte do tempo eu sou uma pessoa feliz. Se fosse necessário quantificar eu diria que sou uma pessoa feliz durante 97% do tempo. Mas de vez em quando, provavelmente uma vez a cada dois meses, uma tristeza enorme me assola. É como se toda a tristeza do mundo me invadisse. Invadisse a minha casa, a sala da minha casa, o meu quarto. Invadisse as prateleiras, a televisão, os dvd´s, os cd´s, o único vinil do Noel Rosa. Tudo parece lotado.

Como se fosse possível essa tristeza me invadir e transbordar pra fora de mim. Ocupar o ar a minha volta. Ocupar todas as moléculas de oxigênio. E ela vai aonde eu vou. Não sabendo de onde ela veio também não sei quem a convidou. Ela simplesmente aparece sem aviso prévio. Sem justificativas.

Depois de algum tempo - se necessário quantificar eu diria umas três horas - da mesma maneira que apareceu ela se esvai. Rapidamente. Sem mais nem porquê. E tudo volta ao normal. Até o próximo bimenstre.


****

Eu gosto de pensar que eu penso em você o tempo todo.
Isso não é verdade.

Como quando o gato derrubou o vaso de flor de cima do armário. Nesse momento tudo desaparece e eu só consigo pensar em mim. Tudo desaparece e eu estou em um fundo branco infinito. Eu, a terra e a flor. E só existem as conseqüências que isso pode provocar. O vaso não é meu. O gato é.

Eu deito e ela não me abraça. Por mais que esteja com frio. Ela não me perdoa por ter jogado fora algo que não me pertencia. Então eu a abraço. Porque eu a amo. O meu braço é um intruso. Ou nem isso. Não faz a menor diferença. Não faz a menor diferença eu estar ali ou não. Eu o retiro. Não faz a menor diferença.

Eu penso nas outras mulheres. Atrizes. Quem me interpretaria no cinema. No teatro. Na TV. Ou no palquinho da cantina da Faculdade de Artes do Paraná. Todas são a mesma pessoa.

****

A batalha dos búfalos.
I´ll be gald I´ll be blue.
Battle of the bulls.
A batalha dos azuis.

****

Das janelas em que os olhos se encontram. Eu e você.
Outro dia de sol.
Outro dia de chuva.
Outro jogo de futebol.
Outra viagem à praia.
Não quero ir à escola.
Eu e você.
Você na sua posição irreparável.
Outro dia de sol.
Eu me pergunto porquê eu não reclamei quando você perdeu os meus olhos.
Eu e você.
Eu na minha posição irrecuperável.
Outro dia de chuva.
Eu me pergunto porquê eu fiz de novo e você não reclamou.

Nenhum comentário: